Abuso e exploração sexual é tema de Teatro para rede de ensino.

Data de publicação: 6 de julho de 2022
Fotos: Daniel Lima

Na quinta-feira (06) alunos da rede de ensino do município do 9° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, assistiram a um importante teatro que trata do combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O teatro apresentado pela Cia de teatro Xebebéu, retrata a história da aluna Ana, uma menina alegre que inesperadamente muda seu comportamento, fato que chama atenção da colega Amanda, que por sua vez conversa com a professora Ester. A proposta é alertar o perigo do abuso sexual de crianças e adolescentes, numa abordagem que sugere como o responsável pode estimular a criança a confiar e denunciar.

A apresentação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, com a parceria da Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes, Conselho Tutelar e Escolas do Município. Ao todo cerca de 300 alunos estão sendo impactados com este importante projeto.

A sexualidade é um aspecto humano que deve naturalmente ser desenvolvido nas diversas fases da vida. Ao ser violada, afeta gravemente as vítimas, principalmente quando se trata de uma criança ou adolescente por serem mais vulneráveis e não terem clareza e maturidade para identificar e enfrentar as situações de violência. Por isso a importância de trabalhar este assunto.

Participaram do momento, o Prefeito Municipal em exercício Paulo Marangon, a Secretária de Saúde Hilda, representantes da Secretaria de Educação Rosimar Medeiros, Ivania Facco e Mara Andrea, além de membros do Conselho Tutelar e Rede de Proteção (CRAS e Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação).