SAÚDE SEMPRE FOI NOSSA PRIORIDADE!

Data de publicação: 6 de junho de 2022
Fotos: Daniel Lima

Somos 4° Lugar no Estado no Programa Previne Brasil.
O Ministério da Saúde escolheu 2022 para começar a fazer o pagamento por desempenho do Previne Brasil, com base nos resultados alcançados por cada município brasileiro. Esse é um dos componentes do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais.
7 INDICADORES SÃO AVALIADOS:
1º Consultas Pré-Natal: Proporção de gestantes com Mínimo de 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação;
2º Exames Sífilis e HIV Pré-Natal: Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
3º Consulta Odontológica Pré-Natal: Proporção de gestantes com 1 atendimento odontológico realizado; Peso 2.
4º Coleta de CP Mulheres de 25 a 64 Anos: Cobertura de exame Citopatológico nos últimos 36 meses;
5º Vacina Pólio e Penta menores de 1 ano: Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; Peso 2.
6º Hipertensos com PA Semestral: Percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre, 2 verificações no ano, nos últimos 12 meses; Peso 2.
7º Diabéticos com Hemoglobina Glicada: Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicosilada, realização de 1 exame nos últimos 12 meses.
Todos tem Avaliação Quadrimestral.
O município de FORTALEZA DOS VALOS, alcançou a nota de 9,49.
E graças ao trabalho comprometido das nossas equipes da atenção básica, nossos indicadores atingiram números satisfatórios, nos deixando em quarto lugar no estado, mostrando assim que somos um município que se preocupa com a saúde preventiva, das nossas gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças e população em geral.
Quem ganha com isso é o nosso povo, parabéns a todos nós!