Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Contraste
menu
×
Prefeitura Municipal de FORTALEZA DOS VALOS
Notícias

//Fortaleza contra a Dengue


Data de publicação: 22 de novembro de 2021


A equipe da Secretaria de Saúde, através da Agente de Combate a Endemias Tamara Terres e a Fiscal Sanitária Fabiola Pott Elicker, realizaram a estrega de um repelente caseiro contra o mosquito da Dengue.
A Dengue trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A dengue é causada por um arbovírus (vírus transmitidos por artrópodes) que se apresenta em quatro tipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Atualmente os quatro sorotipos circulam no Brasil intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente não atingidas ou alteração do sorotipo predominante.
O vírus é transmitido pela picada de mosquitos da espécie Aedes que também são responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e Zika.
A dengue pode ter diferentes apresentações clínicas e de prognóstico imprevisível. Os primeiros sintomas aparecem de quatro a 10 dias depois da picada do mosquito infectado. A doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal grave caracterizado por febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações. Durante a evolução da doença, destacam-se três fases: febril, crítica e de recuperação.
Pensando no bem da população, a equipe da Secretaria de Saúde desenvolveu um repelente caseiro:
Receita Repelente Caseiro
500 ml de Álcool 70%
10 gr de canela em pau
10 gr de cravo da Índia
10 ml de essência de Citronela ou alguma de sua preferência
Modo de Fazer:
Deixe em infusão a canela, o cravo e o álcool durante 5 dias, coe em um tecido bem fechado para não ficar nenhum resíduo das especiarias, logo depois misture a essência e guarde em vaporizador para aplicação.
Ao sentir algum desses sintomas, procure imediatamente um médico.


topo